Telhados verdes têm surgido em telhados planos em todo o mundo há várias décadas. Muitos municípios estão a encorajar a sua incorporação na paisagem urbana e, em algumas regiões e condomínios , mesmo tornando-os obrigatórios para novas construções.
Os telhados verdes ou “com vegetação” consistem basicamente em um sistema de cobertura coberto com uma camada de plantas vivas sobre uma membrana impermeabilizante. Existem dois tipos principais de telhados verdes: extensos e intensivos. Telhados verdes extensos, que usam vegetação sedum (como suculentas), são os mais comumente usados em telhados planos, pois são leves e exigem pouca manutenção. Os telhados verdes intensivos ou “jardins no telhado” são mais complexos, com mais opções de plantas, incluindo árvores e arbustos que requerem irrigação, fertilização e manutenção.
Além de serem esteticamente agradáveis, os dois tipos de cobertura verde oferecem muitos benefícios para o meio ambiente, mas também para o proprietário e as comunidades locais. A instalação de um sistema de telhado verde confere pontos em sistemas de certificação como BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) e LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), GBC Brasil Life, melhorando as credenciais ambientais e, consequentemente, o valor de mercado das propriedades.

Veja o vídeo de tratamento de cobertura para implantar um telhado verde:
Benefícios dos telhados verdes
Os telhados verdes também têm um efeito geral positivo na saúde pública e no bem-estar. Eles melhoram a qualidade do ar e ajudam a biodiversidade, fornecendo um habitat natural para plantas, pássaros e insetos benéficos, como abelhas polinizadoras, abelhas e borboletas.
Outro benefício principal dos telhados verdes é a mitigação do “efeito de ilha de calor urbana”, devolvendo a umidade ao ambiente por meio da evaporação. Além disso, a superfície da vegetação reflete mais luz solar do que as formações de telhado padrão, o que também contribui para um efeito de resfriamento.
Os telhados verdes também têm um efeito isolante, o que significa que menos energia é necessária para aquecer ou resfriar um edifício. No verão, os telhados verdes regulam o calor, mantendo o interior do prédio mais fresco. No tempo frio, eles garantem que o edifício perca menos calor. Além deste efeito de isolamento térmico, os sistemas de telhados verdes também absorvem o som e contribuem para a redução geral da poluição sonora do ambiente urbano.
O gerenciamento aprimorado de águas pluviais é outra característica importante dos telhados verdes. Em situações de chuvas excessivas, as plantas e os substratos sobre telhados verdes absorvem uma certa quantidade de água da chuva e a liberam lentamente para o sistema de drenagem e para a atmosfera por evaporação. Isso minimiza o risco de inundações.
Finalmente, um sistema de telhado verde também estende substancialmente a vida útil da membrana impermeabilizante, fornecendo proteção extra contra as condições climáticas, como granizo, vento, flutuações extremas de temperatura, raios ultravioleta, etc.